Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Nossa Plataforma Eleitoral.

Divulgamos no post anterior deste blog (relembre aqui) as premissas da nossa iniciativa, e procuramos, nas últimas semanas, detalhá-las na forma de compromissos pontuais. 

Após debates e troca de e-mails entre todos os 14 relações-públicas da chapa "Por um Conrerp Sustentável", chegamos a um denominador comum para nossas ações numa próxima gestão, e instituímos a nossa Plataforma Eleitoral. Nela resumimos todos os compromissos, e, mais do que isso, trazemos aos relações-públicas fluminenses o embasamento legal, os desafios e motivações para fazer o melhor pela profissão no Estado do Rio de Janeiro.

Conheça os compromissos da chapa:

Nossos compromissos

- Desenvolver e consolidar ações que contribuam para a ampliação do conhecimento e a valorização da área especializada e do profissional que exerce relações públicas – nas mais diversas denominações funcionais, que variam de uma organização para outra – no âmbito do estado Rio de Janeiro (1a. Região do Sistema Conferp).

- Envolver os relações-públicas nas atividades de promoção da profissão e na construção de um espírito da categoria por meio de ações contínuas de aproximação, atenção e relacionamento com todos os profissionais de relações públicas do estado.

- Praticar a ética e a transparência durante a gestão e também na conscientização do profissional para o registro, a quitação das obrigações e a prática da atividade de acordo com o Código de Ética da profissão.

- Valorizar a profissão no meio estudantil – de ensino médio e superior – conclamando os jovens para a escolha da formação e o registro no seu Conselho Profissional ainda no tempo de faculdade.

- Informar, fiscalizar e aplicar a legislação mantendo e ampliando a fiscalização inteligente, que visa primeiro informar e, somente depois disso, punir, de acordo com a lei e sua regulamentação, contribuindo para um efetivo cumprimento da lei 5.377 junto aos profissionais e às organizações públicas, privadas e do terceiro setor.

- Ressaltar, sempre, a importância do aspecto legal da profissão e das garantias que um Conselho Profissional proporciona para seus registrados e para a cidadania em geral – que sai fortalecida em seus direitos pelo exercício de uma comunicação institucional verdadeira, íntegra e fidedigna pelas entidades que uso dela fazem no nosso estado.

- Sustentar a profissão e o Conselho Profissional, ao buscar um comprometimento com a correta divulgação, o devido uso da denominação relações-públicas, a conduta ética – toda profissão regulamentada segue, obrigatoriamente, um Código de Ética próprio – e o cumprimento da legislação no mercado de trabalho, tornando a profissão cada vez mais atraente para jovens e gestores em geral – fatores que contribuem para a manutenção saudável do órgão regional e do Sistema Federal no cumprimento de suas funções legais e a consolidação da profissão no país.

- Valorizar e firmar presença da atividade no mercado: desenvolvimento de ações permanentes que visem a ampla divulgação da profissão e da área especializada junto às organizações públicas, privadas e do terceiro setor, assim como em universidades, centros universitários, faculdades e escolas do ensino médio.

Considerações que desenvolveram nossos compromissos

1a.) Este é um momento muito especial, pois entendemos que os grandes eventos que teremos pela frente no Rio de Janeiro não poderão prescindir dos relações-públicas no sentido de se construir e harmonizar os relacionamentos de empresas e demais entidades com a mídia, com governos, colaboradores, investidores, comunidades e a população em geral. É um grande desafio, mas também uma oportunidade única de consolidação.

2a.) Existem no Brasil cerca de 40 Conselhos que cobrem 62 profissões regulamentadas por lei, num universo de 2.512 ocupações constantes do Código Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego. Quem emprega um profissional de relações públicas tem a segurança de que o Conrerp o está protegendo em alguma possível ação constrangedora ou indevida. Quem tem uma profissão regulamentada e regida por um Conselho Profissional já entra no mercado com este importante diferencial.

3a.) A nossa é a única profissão regulamentada na área de Comunicação Social. Este fato tem um valor singular que, a nosso ver, ainda não está inteiramente absorvido por todos os atores envolvidos nos setores empresariais e a mídia em particular, além de, indesculpável – entre os próprios estudantes de Relações Públicas. É preciso enfatizar que uma profissão regulamentada aporta segurança para o empregado, para o empregador, para o mercado e para a sociedade em geral. Uma comunicação institucional bem desenvolvida é componente indissociável de uma sociedade civilizada.

4a.) Por isso tudo o nosso slogan é “Por um Conrerp Sustentável”, que se antevê como resultado de ações de DesEnvolvimento junto aos estudantes, profissionais e gestores, e de ConsolidAção junto ao mercado e à sociedade em geral.

Convocação

Profissional relações-públicas no estado do Rio de Janeiro: fique atento para nossas próximas ações! Além do blog, que trará sempre mais informações sobre os integrantes da chapa e suas ideias e atividades, também marcaremos presença nas redes sociais e na mídia em geral. 

Até as eleições, marcadas para o próximo dia 15 de outubro, teremos ainda um encontro com os RPs do Rio de Janeiro para ouvi-los, apresentar nossas propostas e esclarecer possíveis dúvidas com vistas a o que seria a nossa gestão, além de esclarecer, por vários canais, a questão da obrigatoriedade do voto e as competências do Sistema Conferp-Conrerp e de seus conselheiros, para que não haja pergunta sem resposta. 

Acompanhe! Cobre! Participe!

Queremos!

Queremos o Conrerp/1a. Região como um órgão sustentável, em busca do desenvolvimento e da consolidação das Relações Públicas no estado do Rio de Janeiro.

Queremos todos os profissionais envolvidos e prontos para a ação de valorizar a profissão e colocá-la "no mapa" dos negócios em nosso estado.

Queremos você ao nosso lado!

Queremos seu voto!